
Atuação, Mercado e Responsabilidade
O Instituto Ose Dudu compete pela mesma visibilidade e recursos que Instituições, Fundações e Organizações, funcionando
enquanto nutridor e mantenedor de um ecossistema de iniciativas. Todas elas seguem princípios pautados na causa racial e cultura africana, atuando diretamente nas estruturas políticas e
educacionais.
Isso significa que o instituto é responsável por direcionar as ações propostas por seus integrantes para seus diferentes ramos de
atividades, interconectando cada pilar em busca de soluções para o coletivo. Funciona portanto como um núcleo de sabenças. Entre suas responsabilidades com as iniciativas filhas ou
parceiras, estão:
-
Auxiliar as inciativas filhas e parceiras em suas jornadas, apresentando princípios e sabedorias com base na cultura Yorubá para o desenvolvimento de seus projetos.
-
Garantir a integridade de seu ecossistema direcionando as práticas e ações de acordo com as especialidades de suas iniciativas.
-
Captar recursos governamentais e não-governamentais, realizando a distribuição entre seus pilares de acordo com as demandas apresentadas mês a mês.


Iyalorixá Paula de Odé
Idealizadora e presidente do Instituto Ose Dudu, Jornalista e colunista do AxeNews pesquisadora do PPG Africanias na UFRJ, produtora cultural, vice-presidente do Afoxé Omo Ifá no Rio de Janeiro, ativista e palestrante.
Nosso Time



Kim Camargo
Diretor executivo
Mestrando em Relações Étnico-Raciais (CEFET-RJ), Graduando em Letras Pt/In (UVA), e pesquisador no Núcleo de Estética e Filosofia da Arte Africana (PPGFil/UFRRJ). Trabalho com traduções e pesquisas acerca das literaturas orais iorubás.

Patricia Hana
Pós-graduada em Gestão e Produção Cultural com experiências profissionais que se articulam no campo da produção e gestão de eventos socioculturais e comunicação, especialmente na área de gestão de patrocínios e parcerias. Colaborei no planejamento e produção da Flup - Festa Literária das Periferias (2019-2020), LER - Festival do Leitor e Rio Innovation Week. Trabalhar com afeto e cuidado, tendo em mente as potencialidades que cada projeto possui e como serão os impactos do mesmo na sociedade.
Raphael Costa
conselheiro de pesquisa e dados
Bacharel em Estudos Culturais e de Mídia (UFF), Técnico em Produção Multimídia (NAVE / CEJLL).
Especialista em monitoramento de redes sociais (social listening) e netnografia, pesquisador em identidades e culturas pós-contemporâneas e aspirante a curador de conhecimento.

Roberta Azevedo
Formada em Biologia e mestre em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa , atualmente realiza o mestrado na EBA - UFRJ em Artes Visuais. Atua como produtora e artista visual tanto no Instituto Osé Dudu como em outras instituições.
Shaienne Aguiar
Board Member (conselheira de estratégia)
Shaienne busca construir espaços para que as conversas possam nos desenvolver com doçura. Diretora de Estratégia Criativa e especializada em narrativa de marca e cultura, lidera a Mascavo Estúdio construindo projetos de comunicação e design que ajudem a repensar nossa cultura visual de dentro pra fora como forma de reconstruir nossa autoimagem, ampliar nossa voz e nossos espaços de pertencimento. No Instituto Ose Dudu foi responsável pela construção da identidade verbal, modelo de negócio e reposicionamento de marca. Hoje, atua como consultora da estratégia de novos programas, costurando as ofertas a cada um dos eixos. Oferece a visão de negócio necessária para enxergar o público, impacto das ações, as necessidades de médio e longo prazo e traz insumos sobre a infraestrutura para o crescimento do negócio. Na vida, é mãe de um ser mágico chamado Nola, filha da Isabel e do Dionísio, descendente do povo Puri e do Ilê Asé Isegun Odé. Um corpo com nome!

